Perturbação Obsessivo-Compulsiva













 



Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Nestas fabulosas fotografias, incluidas no livro The Art of Clean Up, o artista suiço Ursus Wehrli mostra-nos extremamente bem como organizar o caos (e o trabalho que isso implica).

Contudo, perante estas fotos, a minha visão (naturalmente toldada pela minha formação académica e actividade profissional) vai automaticamente para outra perspectiva, em especial porque a arte é uma forma de expressão da mente humana em todas as suas dimensões. 
De um modo leve e até divertido, com objectos que fazem parte do nosso quotidiano, Ursus Wehrli mostra-nos o que é a Perturbação Obsessivo-Compulsiva. 
A POC é uma perturbação da ansiedade que foi amplamente divulgada através do filme Melhor é Impossível de 1997, protagonizado por Jack Nicholson.

Claro está que, apesar de se utilizar o humor para falar destas situações, não podemos esquecer nem  desvalorizar o acentuado sofrimento sentido pelas pessoas que sofrem desta perturbação, na medida em que os pensamentos obsessivos são involuntários e as compulsões consomem muito tempo útil e interferem significativamente com as rotinas diárias. 
Esta perturbação pode passar a ocupar o centro das preocupações da pessoa.
Aliás, quando assim é, há que pedir ajuda.

2 comentários: