A Dangerous Method


Como já tinha referido aqui, a vontade de ver este filme era imensa.
E a expectativa elevadíssima pelo tema, trazia consigo alguma possibilidade de decepção.

Entretanto, o acaso e a sorte fizeram com que ontem fossemos em bando (6) assistir à Antestreia.
E eu, que me tinha deitado às duas da manhã desse dia e ainda tinha um compromisso de formação às 23.30h, pensei que talvez não me fosse aguentar durante a sessão de cinema. Ainda bem que me enganei...

Em traços largos, o filme retrata a relação entre Freud e Jung, os precursores da Psicanálise, a aproximação e afastamento entre mentor e aprendiz. E, ao contrário daquilo que imaginei, os holofotes estão virados para Jung, o que me surpreendeu bastante pela positiva.
  
O filme superou as minhas expectativas em quase todos os aspectos.
O encanto dos filmes de época, as imagens belíssimas da Suiça e da Áustria, uma banda sonora suave e eficaz no acompanhamento da imagem, contrapondo com alguma crueza nos conteúdos associados à teoria psicossexual do desenvolvimento da personalidade, à ética e deontologia, e até à própria condição humana dos psicoterapeutas, suas fragilidades e incongruências.
Fascinou-me ver o consultório de Freud, observar o setting psicoterapêutico, ver os primórdios da "talking cure", da associação livre, da interpretação dos sonhos.

O desempenho dos actores é marcante, o filme é visualmente e auditivamente bonito, o conteúdo extremamente interessante. Adorei!

"Sometimes you have to do something unforgivable just to be able to go on living"

1 comentário:

  1. Também quero muito ver o filme e ainda bem que leio uma opinião positiva.

    Bjs

    ResponderEliminar