De que cor é o teu coração?!

| Fonte |

- Era uma vez duas meninas - digo. - Uma delas tinha a pele branca, a outra tinha a pele negra.
A Mae Mobley olha para mim. Está a ouvir.
- A menina preta diz à menina branca, «Porque é a tua pele tão pálida?» A menina branca responde «Não sei. Porque é a tua pele tão preta? Que achas que quer dizer?»
«Mas nenhuma das meninas sabia. Por isso, a menina branca diz: «Bem, vamos ver. Eu tenho cabelo, tu tens cabelo.» - Dou uma palmadinha na cabeça da Mae Mobley.
«A menina negra diz, «Eu tenho nariz, tu tens nariz.» - Dou um toque no narizinho dela. Ela levanta o braço e faz o mesmo no meu.
«A menina branca diz, «Eu tenho dedos dos pés, tu tens dedos dos pés.» - E dou-lhe uma palmadinha nos dedos, mas ela não pode fazer o mesmo comigo, porque tenho os sapatos de trabalho calçados.
«Por isso, somos iguais. Só de uma cor diferente», diz a menina negra. A menina branca concorda e ficaram amigas. Fim.

pág. 211, As Serviçais, de Kathryn Stockett

Sem comentários:

Enviar um comentário